08.05.2023
Portfólio Laranja: SMart Comunicação
Esta segunda-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Marketing, e se nos acompanhas com regularidade já deves ter percebido que o marketing é uma área muito presente no nosso espaço. Para não deixar passar a data em branco, fomos falar com a Susana Mira e a Cristiana Fonseca que nos dão a conhecer melhor a SMart Comunicação.
Sob a alçada da Susana, este projeto juntou-se a nós em setembro e foi apenas um mês mais tarde que a Cristiana o abraçou. Garantem ter o privilégio de fazer o que gostam e isso é notório. A primeira impressão de quem entra no estúdio privado da SMart Comunicação é de boa disposição aliada ao profissionalismo que as caracteriza. A sensação de familiaridade surge, de imediato, quando somos recebidos com um sorriso na cara e uma boa energia contagiante. E rapidamente, o que é apenas uma sala de trabalho dá lugar a um ambiente acolhedor.
Susana garante que era uma miúda mais reservada, calada até… No Cowork não é assim que a conhecemos. Basta uma breve troca de palavras para perceber que a comunicação vem-lhe de forma nata e foi essa paixão que inspirou a Cristiana, quando os seus caminhos se cruzaram em 2015.
Definem-se como “uma consultora de Comunicação e Marketing 360º especializada na Gestão de Reputação e Autoridade das marcas, empresas e pessoas (…) focada em encontrar o talento e a diferenciação da sua marca e torná-los fatores chave para a sustentabilidade dos seus projetos” tendo sempre como intenção primordial “inspirar empresas, marcas e pessoas autênticas e de sucesso”.
Como é que nasceu este projeto?
Susana – Desde que me lembro que sou apaixonada pela área da comunicação. Lembro-me, inclusive, de ser miúda, e até mais tarde, na minha adolescência, este “bichinho” esteve sempre cá. Gostava de comunicação, numa vertente empresarial, e sempre idealizei transformar empresas. No entanto, este projeto só surgiu há oito anos, quando uma situação pessoal bastante desafiante me fez repensar o futuro. Criei esta empresa à minha medida, com os meus ideais e os meus valores, como se fosse uma extensão da minha pessoa, porque para mim as empresas são sempre uma extensão de quem as cria.

E os vossos caminhos cruzaram-se quando?
Susana – Foi há sete anos e voltaram a reencontrar-se há uns meses quando a Cristiana passou a integrar a equipa. Eu tive ainda bastante tempo para contratar alguém e só quando a Cristiana chegou é que percebi a quantidade de trabalho que andava a fazer sozinha. Desde que a Cristiana entrou a SMart Comunicação já cresceu muito.
Mas voltando ao início. Em 2015 convidaram-me para dar aulas na ESCO, e portanto, foi enquanto professora que nos conhecemos. Foi incrível. Desde aí tenho acompanhado o crescimento e a evolução da Cristiana.
Mantivemos sempre contacto e, em 2022, encontramo-nos por mero acaso no carnaval. «Professora, eu estou a acabar a licenciatura e quero trabalhar nesta área», recordou Cristiana. Na altura prometi-lhe que todos os dias seriam diferentes. E até agora isso tem-se verificado.
O marketing é uma área em constante evolução. Falem-nos um bocadinho mais sobre os serviços que podemos encontrar na SMart Comunicação?
Trabalhamos com Consultoria e Estratégia em Comunicação e Marketing; Consultoria de Marca mais focada na vertente Empresarial. Atuamos ainda na otimização de Projetos; Criação e Reforço de Reputação e Autoridade da marca; Gestão de Redes Sociais com foco na promoção de empatia; Aconselhamento de Liderança para revelar a diferenciação e essência; Formação Profissional; Gestão de Ecossistemas de Negócios bem como Estratégia de Conteúdos focada em promover a produtividade e o equilíbrio.
Qual é a visão da marca? O que consideram que vos distingue face a outras empresas do mercado?
Tudo aquilo que é mais natural nas empresas, é mais extraordinário. E é isso que nós estamos sempre à procura nas empresas: o extraordinário. O trabalho da SMart Comunicação é transformar empresas. Nós vemos as empresas como pessoas, com qualidades e valores. Ou seja, fazemos um processo de humanização das empresas. Sob o mote de “inspirar”, a SMart ambiciona trabalhar todo o potencial das marcas com quem colaboramos.
Trabalhamos com base na proximidade, no compromisso e partilha, mantendo sempre uma atitude positiva.
Sabemos que animação não falta por aqui, mas também muito profissionalismo. Graças ao vosso trabalho têm a oportunidade de colaborar com diversas realidades empresariais, tanto a nível nacional como internacional. Qual é o sentimento que isso traz?
Susana – Toda a minha vida profissional trabalhei com empresas internacionais. No entanto, atrevo-me a dizer que não são essas que nos dão as maiores alegrias. São as pequenas, que acompanhamos desde início, porque nos permitem fazer coisas extraordinárias. A curto-prazo essa evolução é notória e isso é bastante gratificante. Em contrapartida, aprendemos muito com as empresas internacionais, uma vez que nos introduzem metodologias e conceitos de trabalho diferentes.
E por último, qual a principal vantagem de estarem no Cowork Torres Vedras? Isto porque sabemos que este espaço, que é caracterizado pelo encontro de sinergias, já vos abriu algumas portas.
Susana – Já nos abriu aqui algumas portas dentro, e isso é muito engraçado e enriquecedor. Criam-se relações com as pessoas, aprendemos todos uns com os outros e há imensa entreajuda e cooperação entre as empresas. Para mim é como se fossem meus colegas de trabalho. São pessoas que, todas elas muito diferentes, partilham a energia do espaço, e é uma boa energia. O que é interessante é a troca de ideias e a diversidade que se cria. Essencialmente, é um espaço maravilhoso que está muito bem conseguido e que nos permite socializar imenso.
Cristiana – Eu venho para aqui com um ânimo, não só pelo trabalho mas também pelas pessoas que cá estão. A boa energia reflete-se no trabalho. Acredito muito que são as pessoas que fazem o espaço e é tão gratificante dividir o espaço com todas estas pessoas. Eu sou feliz aqui.
Para acompanhares o trabalho da Susana e da Cristiana, confere a página de facebook e linkedin da SMart Comunicação.
Fotografias: Susana Mira, Cristiana Fonseca e Laura Melícias