23.06.2021
Portfólio Laranja apresenta: ZeniTravel Nacional
Nesta edição do #PortfólioLaranja fazemos uma curta viagem até ao primeiro andar do Cowork Torres Vedras onde encontramos o espaço de trabalho da ZeniTravel Nacional. É a partir daqui que a Carla Caldas e o Duarte Borges estão desde maio a lançar um novo projeto turístico que te vai deixar a sonhar com viagens! 🌏
Em 2020, a quebra da atividade turística devido à pandemia foi o mote para estes amigos darem um salto de coragem e lançarem-se num projeto próprio: uma sucursal de uma agência de viagens que tem sede nos Açores.
A alegria, motivação e persistência fazem parte dos perfis da Carla e do Duarte. Para além disso, são um extraordinário exemplo de como muitos empreendedores estão a escolher viver com mais qualidade de vida. Afastados de Lisboa por opção, decidiram fazer de Torres Vedras a cidade onde trabalham. Contam, agora, com a flexibilidade dos serviços do Cowork Torres Vedras para fazer crescer o seu projeto!
ZeniTravel Nacional: que novo projeto é este?
Duarte Borges (D) – A ZeniTravel Nacional é uma agência de viagens, sucursal da ZeniTravel que já existe na Ilha Terceira, nos Açores. Criamos produtos próprios para destinos em todo o mundo e promovemos os Açores, Madeira e Portugal Continental lá fora… no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Conseguimos criar uma ponte da Ilha Terceira para o Continente e aqui dar todo o apoio à ZeniTravel e ainda suporte de vendas às duas unidades hoteleiras do grupo, que também estão na Ilha Terceira.
Carla Caldas (C) – Somos a primeira sucursal da ZeniTravel e a primeira empresa com sede numa ilha e sucursal no Continente. Por norma, é ao contrário!
É esse o vosso fator distintivo?
D – Tendo a nossa sede na Ilha Terceira, temos sempre um apoio especializado e todo o suporte para “vender” Açores. O que nos distingue também é a experiência e o conhecimento do setor do turismo. A Carla é operacional e comercial, com 23 anos de experiência e eu, há 15 anos na área, trabalho toda a parte web, marketing e design. Complementamo-nos muito bem e fazemos uma boa equipa!
C – Em plena pandemia abrir a ZeniTravel Nacional foi um grande desafio, um ato de coragem. Nosso e das pessoas que nos apoiam. E a nossa atitude positiva perante aquilo que nos aparece à frente como desafios faz com que os consigamos transformar em algo produtivo.
O que vos levou a trabalhar em conjunto?
C – Conhecemo-nos há 3 anos na última empresa onde estivemos e logo nessa altura trabalhámos muito bem juntos. O Duarte estava como agente de viagens e eu estava na parte corporate. Sempre que precisávamos tínhamos o apoio um do outro. E desde cedo que gostava de fazer algo meu – mesmo antes da pandemia – e íamos falando sobre isso. Com a pandemia e a redução de trabalho no turismo os nossos sonhos ficaram bloqueados. Queríamos fazer mais e levar a empresa onde estávamos a bom porto mas não havia como. Contei com o apoio da família e tomei a decisão de sair. Uma semana depois apareceu este desafio de trabalhar com o Duarte.
D – O turismo foi amplamente afetado com a pandemia. Saí da empresa onde estava em fevereiro, fui desafiado e abracei este projeto logo em março. A Carla juntou-se em maio. O facto de não precisar de ir para Lisboa, para uma grande empresa, e conseguir antes algo do zero, que fosse eu a formatar… não pensei duas vezes!
E porquê Torres Vedras?
D – A nossa ideia não era ir para Lisboa nem ter uma loja de rua. Queríamos ser incluídos numa comunidade. Procurámos uma cidade que fosse próxima para os dois, para evitarmos Lisboa. E Torres Vedras é uma cidade muito simpática e muito boa. Aqui somos turistas. Já conheço muita coisa a pé, a fazer promoção da agência. E eu próprio também quero conhecer, o que torna tudo mais fácil. Podíamos ter ido para um cowork em Lisboa mas íamos ser só mais uns. Aqui somos a Carla e o Duarte da ZeniTravel Nacional!
Quais as vantagens de estarem na nossa comunidade?
D – Assim que decidimos que queríamos trabalhar lado a lado, para evitar tantos telefonemas e comunicações a distância, surgiram várias ideias e chegámos à opção de coworking por tudo aquilo que vocês oferecem, por todas as condições aos coworkers – que são muito boas – e por todos os serviços que têm. E fazendo contas rápidas a opção vale muito a pena. Depois, não desprezando outros coworks, este é um espaço muito agradável, super modernizado, e as empresas que aqui estão fizeram-nos todo o sentido. Há muita diversidade e muitos setores de quem nos interessava estar ao lado.
C – É bom vir para cá todos os dias trabalhar. É um espaço tão agradável! Nós estamos sozinhos no nosso negócio mas na verdade saímos, podemos estar à conversa, ver caras diferentes todos os dias.
Onde vão buscar a vossa dose de inspiração diária?
C – Eu adoro aquilo que faço e não me vejo a fazer outra coisa. Há o apoio da família, dos filhos… Isso dá energia todos os dias para continuar a fazer o que faço! As pessoas precisam de viajar, de passear,… Não é o dinheiro que fica. As viagens ficam na nossa memória para sempre.
D – Somos muito criativos, temos muitas ideias e conseguimos aplicá-las! Sendo só os dois, não existem aquelas comunicações todas para se conseguir fazer alguma coisa, fazemos as coisas no imediato. E tendo uma ideia mutuamente nos ajudamos e travamos, que às vezes também é preciso!
Têm alguma referência na área do empreendedorismo?
C – Don Pablo Piñero, que já faleceu. Foi quem criou o Grupo Piñero e começou por ser estafeta. Criou tudo a partir do zero e hoje é uma grande empresa, que continuou com as suas filhas. Trabalhei no grupo durante dez anos e ele vai ser sempre uma grande referência para mim.
D – Trabalhámos em grandes empresas multinacionais cujos donos muitas vezes começaram agências de viagens em quartos de hotel, coisas pequeninas, para depois conseguir crescer de forma muito sólida. Nós estamos a seguir um pouco aquilo que vimos… Com persistência, pouco a pouco, queremos fazer o nosso caminho!
Por último… que destino recomendam para as próximas férias?
D – As nossas ilhas… Madeira e Açores, pelo fator segurança… E não só pela covid19. São destinos onde não existe criminalidade, isso deixa as pessoas muito confortáveis.
C – Açores, Madeira ou Samaná! Açores são as nossas ilhas, é onde temos os nossos hotéis e garantimos a máxima qualidade. Samaná… é maravilhoso! É lindíssima, tem uma paisagem fabulosa, as praias são maravilhosas e não sei porquê mas de cada vez que lá vou sinto-me em casa.
O Portfólio laranja é um rúbrica de pequenas entrevistas através da qual pretendemos dar a conhecer as pessoas e os projetos que fazem parte da nossa comunidade, expressando assim a diversidade que nos caracteriza.
Continua a explorar!
– Site da ZeniTravel Nacional
– Instagram da ZeniTravel
Fotografias cedidas com carinho pela Carla e pelo Duarte 🙂