14.07.2021

Portfólio Laranja apresenta: OV Soluções

A celebrar cinco anos de atividade, a OV Soluções é o acrónimo da Olívia Valério e é também o nome da empresa de higiene e de limpeza profissional que a própria fundou após uma inesperada carreira na área comercial.

 

Licenciada em Educação Física, chegou a Portugal em 1993 vinda do Brasil e foi por cá que recebeu o primeiro convite para o setor das vendas. Saltou de empresas de mobiliário para agências de publicidade e daí para a área dos consumíveis de higiene onde trabalhou as contas nacionais de grandes empresas como o McDonald ‘s ou o Lidl.

 

A OV Soluções, lançada em agosto de 2016, nasceu da vontade de regressar a solo depois de um período de pausa em que quis fazer outras coisas. Com um conhecimento profundo do mercado e uma facilidade espantosa em relacionar-se com os outros, a Olívia é o braço direito dos seus clientes, analisa as suas necessidades antes de propor produtos. E é disso que gosta verdadeiramente – de ser parte ativa na estratégia e de pensar os projetos de raiz, sejam eles uma fábrica ou uma Unidade Hospitalar.

 

Entretanto a equipa aumentou com a chegada da Sónia e do Bruno. No Cowork Torres Vedras, a ala feminina ocupa um estúdio privado, já o Bruno é quem anda sempre no terreno. Aqui, têm uma espécie de centro de operações a partir do qual oferecem soluções profissionais de higiene e limpeza às empresas suas clientes. Conhece um pouco mais a empresa que nos ajuda a manter o escritório partilhado sempre seguro e eficiente! 😊

 

Que caminhos profissionais percorreram até aqui?

 

Olívia Valério (OV) – Vim para Portugal em 1993 e logo nessa altura convidaram-me para trabalhar em vendas – a mim, que nunca tinha vendido nada! Assim começou o meu percurso. Em 2010 fui convidada para uma multinacional alemã, onde fiquei com a parte de consumíveis químicos a gerir clientes como McDonald’s, Lidl, Jerónimo Martins e grupos de saúde. Mas em 2014 resolvi que precisava de mudar. Eram as viagens no país inteiro, questões de saúde,… pedi para sair do grupo e tirei um ano sabático. Fiz uma certificação internacional em PNL enquanto pensava no que ia fazer a seguir. Só que entretanto os meus clientes começaram a pedir para voltar e eu resolvi que voltava, mas sozinha. Apresentei um projeto de criação do próprio emprego e comecei a trabalhar com o apoio da Kimberly-Clark. Eu tratava da parte comercial e o meu parceiro, da distribuição e da logística. Fui adicionando outras marcas e em agosto de 2016 criei a OV Soluções.

 

Sónia Carvalho (SC) – Eu sou formada em contabilidade e auditoria. Estive uns anos a trabalhar numa empresa local que me convidou para trabalhar em Angola. Fui sem compromisso, fiquei 12 anos! Costuma-se dizer que primeiro estranha-se e depois entranha-se e foi mesmo. Enquanto lá estive passei pela Sicasal, Odebrecht, Hipogest… Regressei a Portugal em 2014 para dar apoio ao meu pai, voltei para lá e só regressei novamente a Portugal quando engravidei. Nessa altura, a decisão foi acompanhar o meu filho durante os primeiros anos. E foi o que fiz, só que ao final de dois anos começamos a pirar! Foi aí que me falaram da Olívia e da OV Soluções e pensei que seria bom poder acompanhar o meu filho e ao mesmo tempo apoiar um projeto mais pequeno onde não faria só contabilidade mas o que fosse preciso.

 

Em que medida se complementam?

 

OV – Eu sempre consegui fazer bons negócios, falar com pessoas, estava habituada a fechar propostas… Tudo o resto, despachar papéis, fazer entregas, logística, sempre tive uma equipa para me ajudar. E a OV Soluções precisava dessa ajuda. A Sónia tem um know how completamente diferente do meu. É super organizada nos papéis, nas contas. Já eu sempre odiei papéis!

 

 

O que oferece a OV Soluções e a quem?

 

OV – Qualquer empresa pode ser nossa cliente. Oferecemos soluções profissionais de higiene – temos o básico, consumíveis de papel e acessórios de limpeza – e depois fazemos o acompanhamento e apoio a cada cliente. Quando me perguntam o que vendo, digo sempre que não vendo produtos, o que nós fazemos na realidade é prestar um serviço. Vamos ao cliente e analisamos o que é preciso. É lógico que se não vendermos produtos, a empresa não acontece, mas não é isso que nos interessa em primeiro lugar.

 

O que privilegiam mais na relação com o cliente?

 

OV – Posso dizer que tenho alguns clientes que estão comigo desde 1999, é o caso do Hospital Soerad. Eles brincam que eu faço parte da mobília. Quando criaram o Hospital, chamaram-me a reunir com os arquitetos e resolver o que queríamos fazer. Isso na realidade é o que eu mais gosto, pegar num projeto de raiz e planear. Os nossos clientes normalmente vêm de referências de outros clientes e é assim que as coisas vão fluindo. Tenho um cliente da área alimentar que também já estava comigo em 1999 e que me perguntou se queria voltar a colaborar porque iam abrir uma empresa nova. Agora estão a montar uma fábrica de gelados e nós asseguramos o projeto de desinfecção e limpeza. Numa reunião, o meu parceiro perguntava ao cliente o porquê da escolha e a resposta foi “porque é a Olívia e a Olívia é como se fosse da família”. Não é fácil chegar a este nível de relação.

 

 

 

A pandemia favoreceu a vossa atividade?

 

OV – A pandemia trouxe algumas vantagens. Toda a gente é obrigada a seguir determinadas regras. Mas não quer dizer que o façam… Enquanto no resto da Europa as medidas são aplicadas e é para manter, cá em Portugal é só enquanto há o perigo. É como quando sentimos o risco de ser assaltados, fechamos a porta, depois voltamos a abrir.

 

E depois há outros problemas… fomos fazer um teste a um Centro Comercial que é nosso cliente. Queriam um sistema em que o cliente tivesse sempre papel nos WC, mas queriam manter o mesmo nível de custos. Se propomos substituir o sistema que existe por um mais eficiente, o que acontece é que não vão gastar menos, vão gastar mais. Porque vão ter melhores condições para o cliente que visita o Centro Comercial. Ele nunca vai estar sem papel. A realidade é que em 80% do dia os dispensadores dos WC dos Centros Comerciais ou das Escolas, por exemplo, estão vazios. Então se estão vazios os utilizadores não gastam. O que quase ninguém sabe é que é obrigatório ter esses consumíveis disponíveis. E agora ainda mais importante.

 

Na vossa opinião existem preocupações ecológicas neste setor?

 

OV – O desperdício ainda é enorme. Todos os meses enviamos 800 litros de químicos só para um cliente, estamos a falar de quase 200 garrafões que vão acabar no aterro… fora as caixas, outros consumíveis, etc. Nós procuramos ter soluções ecológicas de cápsulas e doseadores concentrados, também já temos produtos de lavandaria em bag-in-box… Só que é a tal história: tudo o que é ecológico sai caro.

 

O problema é que o barato sai muito mais caro. Para o futuro dos nossos filhos e em uso também. Procuramos explicar que um custo de embalagem mais caro pode significar um custo em uso muito mais barato. Por exemplo, gel ou espuma de lavagem para as mãos? Em gel, com cada litro eu faço 1000 lavagens. Se usar espuma, faço 2060 lavagens. Sendo que quando uso espuma ainda gasto menos 40% de água. O custo em uso no final do ano compensa. Só que as pessoas nos Departamentos de compras têm X para gastar e ainda não fazem uma leitura para além disso.

 

Como surgiu a ligação ao Cowork Torres Vedras e quais as vantagens de fazerem parte desta comunidade?

 

OV – O que nos trouxe até cá foi sair de casa e ter espaço. O nosso maior cliente também está aqui ao lado, que é o Hospital da Soerad. E a comunidade tem nos ajudado a ganhar outros clientes: vocês, a Pegada Verde, a MRW. É muito positivo. É saber que não estando cá, vocês podem receber uma encomenda ou registar uma chamada. A vossa equipa é incansável, nos eventos que fazem, nas coisas que proporcionam… e temos uma relação de proximidade com as pessoas aqui à volta… é a comunidade a funcionar.

 

 

Como veem o posicionamento da OV Soluções nos próximos tempos?

 

SC – Gostávamos de nos tornar uma referência em Torres Vedras e Mafra. Sobretudo junto de escritórios e da indústria, que existe em grande escala na Zona Oeste.

 

O Portfólio laranja é um rúbrica de pequenas entrevistas através da qual pretendemos dar a conhecer as pessoas e os projetos que fazem parte da nossa comunidade, expressando assim a diversidade que nos caracteriza.

 

O site da OV Soluções ainda está em construção mas já podes espreitar aqui. Para mais informações contacta a Olívia ou a Sónia através do email olivia.valerio@ovsolucoes.pt ou soniacarvalho@ovsolucoes.pt.

 

Fotografias pelos nossos coworkers Noraya  .

Partilha este artigo

Mais para ti