02.06.2020

O cowork visto por… Igualdade.pt

Mudar de ares…

 

Desde 2007 que trabalhamos a partir de casa. Com espaço próprio em casa apenas dedicado à atividade profissional, o escritório, conseguimos sempre bastante bem cumprir horários de trabalho e separar a vida profissional da vida pessoal e familiar. E embora sejamos de áreas de formação distintas, uma socióloga e o outro informático, também trabalhámos sempre bem em conjunto e apoiámo-nos mutuamente nos trabalhos específicos que cada um/a tem para desenvolver. Até aqui, tudo perfeito.

 

Em setembro de 2015, fundámos a Associação Igualdade.pt, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem por missão promover a igualdade de género e prevenir e combater a violência doméstica, de género e contra as mulheres.
Continuámos a trabalhar a partir de casa, até porque a Associação, ainda em fase de arranque, não tinha recursos financeiros para ter um espaço próprio fora do contexto da nossa casa. E continuou tudo perfeito.

 

A nossa família, para além de nós os dois, é constituída também por alguns/umas patudos/as. Estando nós em casa, o convívio entre todos/as é algo de muito intenso nas nossas vidas. E nós, até ao final de 2018, tivemos o privilégio de conviver com a nossa mais que querida cadela Pipoca… Foi esta enorme e sofrida perda que nos fez perceber que precisávamos de mudar de ares e não estar sempre em casa e sentir a falta dela.
Começámos então a procurar um espaço externo à casa, financeiramente comportável para os recursos da Associação, que nos permitisse cumprir o requisito de “mudar de ares”. Conhecendo minimamente o conceito de cowork, que consideramos muito interessante, procurámos por uma resposta desse tipo na cidade em que a Associação estava já sediada. E descobrimos o Cowork Torres Vedras que, após visita ao local, e percebermos as respostas que tinha para nos oferecer, resolvemos logo experimentar um pequeno estúdio. E é nesse pequeno estúdio que temos o nosso escritório desde o início de 2019.

 

No espaço deste quase ano e meio, e partilhando o local de trabalho entre a casa e o Cowork, temos tido uma experiência fantástica, principalmente em termos de interconexões com outros/as coworkers. Assim, já estabelecemos parceria com a Associação Salvador e a Associação Oceanos sem Plásticos ao nível da feitura conjunta de candidaturas a financiamento público; a contabilista da Associação é também coworker; informaticamente, está-se a trabalhar com a Pegada Verde; e até já permitiu trabalhar em conjunto com outras entidades locais, correlacionadas com coworkers, como o Sport Clube União Torreense e a Associação Incluir+. Ou seja, temos estabelecido uma série de imbricamentos com outros/as coworkers que nos permite estar envolvidos/as em mais e mais diversificados projetos.

 

Em síntese, tem sido uma experiência boa a de ser coworker no Cowork de Torres Vedras – mudámos de ares!

 

Texto por Bruna Tapada, Igualdade.pt

 

Partilha este artigo

Mais para ti