15.06.2021
8 razões para pequenas e grandes empresas adotarem o coworking
Esta semana chegou ao fim o regime de teletrabalho obrigatório em quase todo o território nacional. Com os avanços e recuos a que temos vindo a assistir, será que o trabalho remoto vai ficar por aqui? Parece pouco provável…! A transição para o trabalho remoto já estava a acontecer e só foi acelerada pela pandemia e pelo teletrabalho a que esta obrigou.
Depois 👉 deste artigo que escrevemos dirigido a profissionais em teletrabalho, queremos agora demonstrar como o coworking pode ser um importante aliado para as empresas. Quer estejas a dar os primeiros passos no teu negócio ou já tenhas uma equipa sólida a trabalhar contigo, vem connosco analisar os factos!
Trabalho remoto em ascensão 🚀
São cada vez mais as pessoas que optam por sair das cidades em detrimento de áreas menos povoadas onde podem ter mais qualidade de vida, proximidade à natureza e menos stress matinal, sobretudo porque desaparece o drama do trânsito! 😌 E os regimes de trabalho flexíveis coadunam-se com esta realidade! Segundo os nossos parceiros Remote Portugal, baseados nas conclusões do 1º relatório anual ao estado do trabalho remoto em Portugal, a questão já não é se o teletrabalho veio para ficar mas em que momento é que ele será o novo normal para a generalidade das empresas. Mais tarde ou mais cedo, parece inevitável que a adaptação das empresas a este contexto seja um fator determinante na sua competitividade e retenção dos melhores profissionais.
Num outro questionário, no qual também participaram trabalhadores remotos, a mesma tendência: 46% dos inquiridos refere que as empresas para as quais trabalham vão permitir o trabalho remoto de uma forma permanente. Apesar de quase metade dos respondentes ter começado a trabalhar remoto devido à covid19, uns incríveis 97,6% não hesitam em responder que gostavam de continuar a trabalhar à distância, pelo menos durante uma parte da semana.
Do lado das empresas, é certo que a maior parte dos exemplos ainda nos chegam de fora, mas em Portugal também já se começam a notar diferenças. Empresas como a Xerox Portugal, a Farfetch ou a Blip são disso exemplo (fonte aqui), ao anunciarem a continuidade de modelos de trabalho flexíveis.
É que apesar dos receios e resistências que ainda persistem – com alguns estudos menos otimistas a apontar que ainda não é o tempo da massificação do trabalho remoto – a verdade é que grande parte das organizações reconhece a digitalização crescente e a descentralização de trabalho que lhe está associada. São cada vez mais as funções e competências que podem ser desenvolvidas a partir de qualquer lugar. E um lugar de eleição é sem dúvida… o cowork! 😎
Coworking: o melhor aliado das empresas! 👍
Segundo o estudo 2021 State of Remote Work as três principais dificuldades associadas ao trabalhar remotamente são a dificuldade em desligar do trabalho, a solidão e as distrações. Isto porque grande parte dos trabalhadores remotos – sobretudo quem experimentou teletrabalho pela primeira vez devido à pandemia – está limitado a casa.
Espaços colaborativos como os coworks, permitem potenciar as vantagens do trabalho remoto ao mesmo tempo que suprimem os desafios associados a quem trabalha em casa. Juntamos 8 razões de peso que te vão convencer a olhar o coworking como o melhor aliado para a tua empresa 👌, ora vê:
1 – Redução de custos
Com as equipas a trabalhar remotamente, as empresas gastam menos em despesas de escritórioou seja na renda, manutenção do espaço e consumíveis. Num espaço de cowork, existe apenas uma fatura mensal para todas as despesas (renda, água, luz, internet, consumíveis de higiene e desinfeção) e todos estes custos são divididos entre toda a comunidade. Logo, o valor mais baixo está sempre garantido!
2 – Equipas felizes
Com o trabalho a mudar, as pessoas mudam também e ir de encontro às necessidades atuais de cada colaborador pode bem ser a chave para reter talentos e manter as equipas felizes! 😁 Flexibilidade e possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar estão no topo das preferências. Felizmente já existem coworks em muitas cidades que funcionam como espaços de proximidade, com condições de trabalho flexível e muito mais perto de casa.
3 – Escritório com todos os serviços incluídos
E por falar em condições, num espaço de cowork tens espaços de trabalho diversificados para qualquer necessidade – de estúdios privados, a secretárias em open space e salas de reunião para maior privacidade – internet ilimitada, comodidades como ar condicionado e copa equipada para as refeições e ainda um conjunto de serviços de apoio como serviço de cópias e digitalização, entregas e recolhas de correspondência e apoio administrativo. É o melhor escritório satélite para a tua empresa! 😍
4 – Mais produtividade
Uma maior proximidade ao local de trabalho ajuda a evitar o trânsito, os atrasos matinais e o stress. Resta mais tempo para arregaçar as mangas 💪 e lançar-se ao trabalho. Por outro lado, um ambiente diverso e criativo também ajuda a manter o foco e aumentar a produtividade!
5 – Impacto ambiental positivo
Menos deslocações significa menos carros a circular 🚗, logo uma menor pegada carbónica. Foram bem visíveis as vantagens para o ambiente dos primeiros meses de confinamento, lembras-te? Além disso, o trabalho remoto promove ainda a redução de papel e plástico associados ao dia a dia no escritório e leva as pessoas a consumir localmente.
6 – Networking e novos oportunidades de negócio
Com o trabalho remoto, as empresas recebem uma ótima oportunidade de se reinventarem: a diversidade de profissionais que caracteriza os espaços de cowork torna possível contactar com novos mercados e ser inspirado para novas abordagens, ferramentas e até áreas de negócio.
7 – Sem barreiras geográficas
Com a possibilidade de se trabalhar a partir de qualquer lugar também se torna possível contratar em qualquer lugar (desde que a lei de cada país assim o permita) o que significa que as possibilidades de contratação de profissionais aumentam de uma forma abismal.
8 – Posicionamento de marca e notoriedade
Com a implementação de modelos de trabalho flexível, estás a associar a tua empresa a valores como liberdade, flexibilidade, equilíbrio trabalho/ família e sustentabilidade. O mundo está a mudar e as empresas que mudam com ele podem ter aqui um importante fator de competitividade. 👏
O importante mesmo é que cada empresa e colaborador descubra o seu próprio caminho, adequado à sua cultura organizacional e às necessidades e satisfação das duas partes. Seja qual for esse modelo, se incluir flexibilidade, não te esqueças que o Cowork Torres Vedras está cá para te ajudar!
Ainda tens dúvidas? Fala connosco, partilha a tua opinião ou receios. Vamos adorar trocar ideias contigo! Se já tens as ideias claras e o coworking faz parte dos teus planos, é só dares o primeiro passo e dizeres-me 👋 através do email rita@coworktorresvedras.pt
Fotografias: Jonathan Kemper/ Unsplash e Nelson Soares