27.05.2020

Cowork Torres Vedras: adaptação à covid19 💡

 

Plano de Adaptação e Contingência

 

Neste período desafiante para a saúde pública, o Cowork Torres Vedras segue o princípio da minimização de risco, para que continue a ser seguro usufruir do nosso espaço. Adaptamo-nos para garantir que nenhum cuidado seja esquecido. Este Plano de Adaptação deixa-te recomendações e informa-te sobre o que muda. Estamos em vigilância permanente para garantir o cumprimento das diretrizes do Governo, DGS, ACT e restantes autoridades competentes no sentido de conter a disseminação da pandemia covid19.

 


 

 

1. Normas gerais de funcionamento

 

 – O horário do Cowork Torres Vedras é das 9h às 19h, todos os dias úteis. Se és utilizador de Acesso 24h podes continuar a usufruir do espaço a qualquer momento.

 

– O atendimento ao público é prestado preferencialmente por telefone (261408673) ou por email (ola@coworktorresvedras.pt).

 

– É necessário contacto prévio e reserva em todos os serviços de aluguer de espaço de trabalho (estúdios, secretárias e salas de reunião).

 

– É obrigatória a desinfeção de mãos à entrada do Cowork Torres Vedras e a utilização de máscara em todas as áreas comuns.

 

– Aos visitantes será medida a temperatura. Os coworkers residentes poderão verificar a sua temperatura de forma voluntária.

 

– Os clientes de Escritório Virtual (Domiciliação Fiscal e/ou Comercial) devem permanecer no espaço apenas pelo tempo estritamente necessário.

 

– Mantêm-se suspensos todos os eventos presenciais.

 

– Os pagamentos passam a ser realizados preferencialmente por transferência bancária ou MB Way.

 

 


 

2. Normas em cada espaço de trabalho

 

– Estúdios: as medidas concretas de mitigação de risco no interior dos estúdios cabem a cada coworker. Recomendamos que seja respeitada a distância de dois metros entre cada posto de trabalho e que mantenhas colocada a máscara de proteção individual.

 

– Open Space: estão acauteladas as devidas distâncias de segurança entre utilizadores de Secretária. Sempre que saias do teu posto de trabalho para circular, é obrigatório que coloques a tua máscara de proteção individual. Recomendamos que mesmo à Secretária, e sempre que possível, a máscara seja mantida para tua maior segurança e tranquilidade de todos.

 

– Copa: limitada a 2 pessoas em simultâneo e exclusiva para refeições e café. Reforçámos a área exterior com mesas de refeição, para que os teus almoços sejam em maior segurança. Recomendamos que optes por fazer as tuas refeições em horários de menor afluência, priorizando o conforto do coletivo.

 

– Salas de Reunião (SR): limitação do número de utilizadores a 8 pessoas na SR1 e a 2 pessoas na SR2. Recomenda-se o cumprimento da distância de segurança de dois metros entre utilizadores.

 

 


 

3. Medidas de proteção individual e comunitária

 

Estas normas são obrigatórias e a utilização do nosso espaço implica a aceitação das mesmas:


– Utilização obrigatória de máscara em todas as áreas comuns do Cowork Torres Vedras e sempre que estejas em circulação. Nas áreas privadas e nos postos de trabalho o uso de máscara é recomendado.


– Desinfeção obrigatória das mãos à entrada do Cowork Torres Vedras e à entrada das áreas comuns, nos pontos de desinfeção indicados para o efeito.
Aconselhamos ainda a lavagem frequente das mãos, sobretudo sempre que exista contacto com equipamentos de uso partilhado (fotocopiadora, máquina de café, etc.).


– Cumprimento das normas de etiqueta respiratória, nomeadamente tossir ou espirrar para o antebraço ou manga.

 



4.
Regras de higiene e sanitárias

 

– A limpeza e higiene do espaço está reforçada nos locais mais críticos (entrada, WC, salas de reunião e copa). 

 

– Máscaras e outro material descartável deverão ser depositados no lixo comum com abertura de pedal (devidamente assinalado para o efeito).

 

– A utilização de Ar Condicionado está suspensa nas áreas comuns. Nos estúdios privados é permitida a sua utilização à porta fechada. Aconselhamos que dês prioridade a ventilação natural.

 

 


 

5. No caso de suspeita de infeção

 

– É considerado caso suspeito a pessoa que apresenta sintomas de infeção respiratória como febre, tosse ou dificuldade em respirar e/ou que tenha tido contacto com caso confirmado ou provável de infeção por covid19, nos 14 dias antes do início dos sintomas.

 

– Qualquer coworker que apresente os sintomas descritos acima e/ou outros sintomas gripais generalizados deverá permanecer em casa.

 

– Enquanto coworker, deves comunicar à nossa equipa caso testes positivo para covid19 e tenhas estado em contacto próximo com outros coworkers. Só desta forma se poderá avaliar e mitigar o risco de contágio entre a comunidade e ativar os respetivos mecanismos de proteção.

 

– Em caso de manifestação de sintomas nas instalações do Cowork Torres Vedras, deves alertar a nossa equipa, dirigir-se à sala de isolamento (Sala de Reuniões 2) e a partir daí contactar o SNS 24, através do número 808 24 24 24.

 


 

6. Procedimento de isolamento

 

– A área de isolamento do Cowork Torres Vedras visa restringir ao máximo o contacto entre a pessoa potencialmente infetada e a restante comunidade. Foi definida para esse efeito a Sala de Reuniões 2 (localizada no piso zero e próxima a WC). Esta sala cumpre os requisitos de fácil limpeza e desinfeção e está equipada com os bens essenciais previstos para os cuidados à pessoa doente. Na deslocação até à sala deve ser dada preferência ao circuito mais curto para o efeito.

 


 

7. Abordagem de caso confirmado

 

– No caso de confirmação de contaminação de algum coworker (incluído equipa do Cowork Torres Vedras), os coworkers serão informados da situação pelos canais habituais de contacto (telefone e/ou email) por forma a identificar eventual contacto com a pessoa infetada e o respetivo risco de infeção.

 

– Coworkers que tiveram contacto com um caso confirmado são considerados “contactos próximos”, mesmo que não apresentem sintomas no momento. O nível de exposição do contacto próximo é que determinará o tipo de vigilância pelas autoridades competentes. Nos casos de contaminação de elementos da comunidade do Cowork Torres Vedras, prestaremos o apoio necessário à Autoridade de Saúde Local na identificação e acompanhamento dos contactos próximos a cada pessoa infetada.

 

– A comunicação de casos confirmados a outras partes interessadas (utilizadores pontuais de espaços de trabalho, parceiros, fornecedores, etc) será avaliada caso a caso, mediante análise de contexto e risco.

 


 

8. Identificação de impactos

 

A pandemia por covid19 pode condicionar o normal funcionamento do Cowork Torres Vedras. Identificamos dois efeitos principais:

– alteração de horário ou suspensão do serviço de atendimento ao público, no caso de infeção da equipa;
– suspensão da utilização de postos de trabalho e encerramento do edifício, no caso de foco não controlado de infeção por covid19.

 

Poderá existir suspensão laboral da equipa do Cowork Torres Vedras no caso de infeção ou de isolamento profilático. Em qualquer um dos casos, serão mantidos os serviços essenciais, nomeadamente serviço de domiciliação fiscal e comercial e acesso dos utilizadores ao seu espaço de trabalho no cowork.

 

Na qualidade de espaço privado, o Cowork Torres Vedras reserva-se o direito de definir e aplicar em pleno estas medidas de contingência face à covid19. As normas aplicam-se a todos os utilizadores do nosso espaço: freelancers, trabalhadores remotos, profissionais liberais e empresas. Estas medidas complementam (não substituem) as medidas próprias que cada coworker e/ou empresa deverá definir.

 

Estas medidas estarão em vigor durante o período que se entenda necessário. A nossa prioridade será sempre a segurança, saúde e bem-estar de todos, da nossa equipa e da nossa comunidade. As situações não previstas serão avaliadas caso a caso. Este documento está aberto a modificações consoante alteração de contexto ou diretrizes das entidades oficiais.

 

O Cowork Torres Vedras detém o Selo Estabelecimento Seguro, distinção atribuída pela Câmara Municipal de Torres Vedras e que atesta o cumprimento das boas práticas recomendadas pelas autoridades competentes.

 

🌿  Sugestão da casa laranja: não desleixes o ambiente! Dá sempre preferência a máscaras reutilizáveis e coloca material descartável nos locais indicados.
Última atualização: 17 de março de 2021

 

 

Partilha este artigo

Mais para ti