07.07.2023
Queres tornar-te mestre em redes sociais? Vamos ajudar-te!
O marketing sempre foi uma ótima forma de fazer uma comunicação mais direta e personalizada com os clientes e potenciais clientes. No entanto, com a evolução no mundo do trabalho, aliada à aceleração das tecnologias, houve uma mudança nas estratégias deste setor e o marketing tradicional ficou ofuscado pelo marketing de conteúdos.
Este tipo de marketing está focado em criar e partilhar, estrategicamente, conteúdos relevantes, de acordo com as necessidades e interesses do público-alvo e tem como objetivo atrair, informar e criar uma relação com o mesmo. Uma vez que, em comparação com o marketing tradicional, é mais barato e mais fácil de medir o alcance, a “competição” também já é muita. Assim, é determinante que o conteúdo publicado seja relevante e apelativo. 🤳🏻
Atualmente, as redes socias são parte integrante de qualquer empresa e modelo de negócio. Contudo, o consumo das redes sociais também é cada vez maior, o que pode representar um desafio para que as empresas se destaquem.
Se bem utilizadas, as redes sociais podem ser uma ótima ferramenta para ajudar a aumentar a visibilidade do teu negócio e atrair novos clientes sem que seja necessário um investimento de milhares de euros. Fornecem ainda oportunidades de networking, permitem humanizar a marca, mostrar o ambiente, cultura e valores da empresa. 📲 💻 Para além de projetar a marca de forma criativa, os canais de marketing impulsionam uma relação de proximidade e interação com milhões de pessoas. Assim, de forma resumida, as redes sociais ajudam-te a promover o negócio, envolver os clientes, apoiar a comunidade e fortalecer a tua marca.
Segundo as estatísticas reveladas pelo Instagram 📈, a rede social:
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- Possui mais de mil milhões de utilizadores ativos;
- Os utilizadores colocam gosto em mais de 4,2 mil milhões de publicações por dia;
- 75% dos utilizadores realiza alguma ação após ver uma publicação;
- 80% dos utilizadores seguem uma empresa no Instagram;
- Os utilizadores partilham mais de 95 milhões de publicações por dia;
- Os utilizadores publicam 200 milhões de histórias no Instagram por dia;
- 33% das histórias mais vistas são criadas por empresas.
Agora que já te mostramos as estatísticas, 🧾 reunimos uma lista de algumas coisas que são importantes implementares nas tuas redes sociais:
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- Conteúdo original, apelativo, envolvente e de qualidade que transmita a essência do negócio;
- Usa hastags: Esta ferramenta permite que outras pessoas encontrem a tua página;
- Legendas curtas e divertidas;
- Aposta nos Reels;
- Analisa as métricas: Permitem monitorizar os resultados, perceber o que está a resultar e o que se pode melhorar;
- Responde a comentários (mesmo os menos positivos): Promove interação, mostra que nos preocupamos com a opinião dos nossos seguidores e que queremos melhorar;
- Publica regularmente: Uma presença ativa nas redes sociais permite que os seguidores estejam sempre atualizados sobre as novidades da empresa;
- Partilha dicas úteis e insights: O público gosta de adquirir conhecimento e aprender através das redes sociais e este tipo de conteúdos gera interesse.
Mas estas são apenas algumas sugestões que podes implementar. Para perceberes como podes alcançar o sucesso nas redes sociais, primeiro deves: definir os teus objetivos, perceber quem é o teu público-alvo e, tendo isso em consideração, escolher as redes sociais que melhor se adequam. Mantendo sempre presente os valores da empresa, deves tentar criar conteúdo apelativo e por fim analisar os resultados. 👌🏼
Os conteúdos das redes sociais podem ser:
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- Informativos: Servem para o teu público perceber melhor a dinâmica e valores do teu negócio. 💭
- Divertidos e para entreter: Uma vez que são conteúdos mais informais, geram interesse, dinamismo e servem para os teus seguidores se conectarem e identificarem com o teu negócio. 👁🗨
- Inspiracionais e para envolver: Permitem-te colocares perguntas e dá abertura aos teus seguidores para exporem as suas dúvidas, opiniões e curiosidades, facilitando o engagement. 💬
Mas não é só no Facebook e no Instagram que podes publicar os conteúdos do teu trabalho. Aliás, limitares-te a essas duas redes sociais seria um erro. Existem muitas outras redes sociais que podem fazer sentido para a tua empresa, como o Linkedin que, apesar da sua função óbvia ser o recrutamento e encontrar novos talentos, pode ainda servir como plataforma de partilha e sinergia entre empresas. O Twitter promove imenso a interação e pode servir como ponte entre o teu negócio e atuais e potenciais clientes. Atualmente o TikTok também é uma plataforma muito utilizada pelas empresas que pretendem atingir uma população mais jovem. E não te esqueças do Whatsapp Business que pode servir como canal mais direto e facilitar o diálogo e esclarecimento de dúvidas de forma mais rápida. 👩🏼💻👨🏼💻
E então, comprova-se? Se leste tudo até ao fim, agora é só aplicares e tornares-te mestre das tuas redes sociais! 😎