22.07.2024

Como praticar transparência empresarial

A transparência numa empresa pode ser o ingrediente chave para um ambiente saudável e positivo. 

Incentivar a prática desta política cria confiança e lealdade, tanto por parte dos colaboradores como dos consumidores que confiam nos valores e na ética da empresa, fazendo deste um fator essencial no desenvolvimento de uma forte cultura de trabalho, para além de preparar a marca para o sucesso.

 

 

 

Mas como praticar maior transparência numa empresa? 

 

  1. Seja sincero sobre os dados e relatórios de desempenho da empresa; 

 

  1. Explique aos colaboradores as decisões tomadas. Os membros da equipa devem estar cientes do que está a acontecer na organização;

 

  1. Comunique de forma clara e coerente para que não haja mal entendidos;

 

  1. Caso exista uma violação de privacidade, seja honesto tanto com os colaboradores como com os clientes;

 

  1. Encontre um equilíbrio entre as informações que solicita e divulga. É importante pedir o suficiente para criar uma melhor experiência para os consumidores, mas sem ser intrusivo;

 

  1. É também essencial incentivar os funcionários a darem a sua opinião e ideias. Fazê-los sentir que têm voz é um aspeto fundamental para promover a melhoria contínua.

 

 

Porquê que este é um fator tão valioso?

 

A transparência de uma empresa é também muito importante na sua reputação. Uma empresa confiável não só melhora a sua imagem, mas também facilita a abertura para partilhar sugestões, que podem ser usadas para melhorar a organização da empresa. 

Como consequência, havendo confiança, tanto interna como externa, permite que a marca se diferencie da concorrência, fortalecendo sua posição no mercado.

Esta prática é cada vez mais valorizada, tanto internamente como com a comunidade externa – consumidores, parceiros e indústria concorrente. Contudo, isto significa ser transparente em todos os aspetos da operação da organização, incluindo os aspetos menos positivos, o que pode causar alguns retrocessos temporários. 

 

 

 

Comunicação interna vs. Comunicação Externa

 

É ainda importante ter em consideração que estas duas formas de comunicação, interna e externa, devem ser implementadas de forma diferente. 

 

  • Comunicação Interna:

    É pertinente que os funcionários e parceiros da empresa estejam a par do que está a acontecer internamente e ainda se sintam livres para dar feedback. Para além disso, promove a lealdade por parte dos funcionários e colaboradores felizes são mais produtivos.

 

  1. Explique o que está a acontecer na empresa e as decisões tomadas. Isso garante que todos estejam cientes das mudanças e os motivos para cada decisão. 
  2. Incentive os funcionários a falarem abertamente e darem a sua opinião para que sintam que as suas ideias são valorizadas. Consequentemente, também aumenta a confiança na empresa.
  3. Transparência salarial. Este ponto pode gerar maior controvérsia mas de acordo com pesquisa da Work Insights realizado em 2023 pela Flex Jobs cerca de 79% das 5600 pessoas entrevistadas consideram que os empregadores deveriam ter obrigação legal de incluir o salário nas ofertas de emprego. 20% dos questionados disse ainda que se recusa a candidatar a um emprego que o salário não é explicitado na oferta e mais de metade (52%) referiu que só se candidataria a um emprego sem o salário estar divulgado se o emprego fosse “realmente bom”. 
  4. Seja direto, assertivo e honesto a responder a perguntas, principalmente quando são assuntos delicados. Admitir erros quando necessário fortalece a credibilidade e a confiança na liderança da empresa.

 

  • Comunicação Externa:

    É mais complexa, pois envolve a partilha de informação com  clientes e seguidores, através de redes sociais, website, comunicados de imprensa ou outros órgãos de comunicação. Isto dá mais abertura a interpretações erradas. Como praticar comunicação externa de forma eficaz: 

 

  1. Antecipe-se caso exista más notícias para partilhar. Tentar mentir ou ocultar informações pode resultar em impactos negativos ainda maiores. 
  2. Publicar relatórios públicos sobre o desempenho da empresa (é importante que não inflacione números ou transmita informações que não são verdadeiras). 
  3. Tal como deve fazer com os seus funcionários, é importante que seja assertivo e honesto a responder às perguntas. Respostas vazias ou genéricas criam desconfiança. Se não puder fornecer determinadas informações, explique o motivo. 
  4. Coordene com o departamento de relações públicas e articule as melhores estratégias e práticas a adotar de modo a garantir consistência. 

 

 

 

Assim, implementar uma cultura de transparência não é apenas uma boa prática ética, mas também uma estratégia de negócio inteligente. Empresas que adotam esta estratégia ganham a confiança e a lealdade de seus colaboradores e consumidores, promovendo um ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo e diferenciando-se positivamente no mercado.

 

 

Ph. credit: Andreea Avramescu /@unsplash

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