Criar uma Empresa: os riscos de ser gerente ou administrador

Gestão e Administração

30 Out 2019

2h

pos_laboral

Ganha consciência da responsabilidade que implica ser gerente ou administrador de um negócio e aumenta as possibilidades de sucesso da tua empresa.

HORÁRIOS

30 Outubro

Quarta Feira

- 18:30 às 20:30

INFORMAÇÕES GERAIS

Sobre o Curso

Este curso dirige-se a empresários (em funções ou potenciais) responsáveis por associações, fundações, ou qualquer organização que possua identidade jurídica independente.

O objetivo é dotar os formandos de consciência sobre as responsabilidades inerentes a um cargo de gerente ou administrador de um negócio, uma função que implica grandes responsabilidades e que pode, em última análise, destruir a vida de um cidadão.

Há uma altura em que temos uma ideia. Normalmente surge de uma situação do quotidiano, uma espécie de uma lacuna que observamos na sociedade e que nos assalta a mente: “e se abríssemos uma loja que…”, “um tipo que tenha …. ganhava dinheiro”. É daqui, e de algum amadurecimento, que a ideia vai tomando forma, até ao ponto em que parece conviver connosco a toda a hora. Ora, quando convivemos muito com uma ideia, corremos o risco de nos apaixonar por ela e, contudo, até que esteja enformada num conjunto de informações e de testes que lhe permitam vir a ser um negócio, uma ideia não passa disso mesmo, de um sonho. Infelizmente, a realidade é bastante menos colorida do que o nosso sonho. Existem um conjunto elevado de dificuldades a ultrapassar para que a nossa ideia, de que gostamos tanto, possa ser vista pelos outros (o mercado) como nós a vimos. E nem sempre é fácil falar do “lado negro” da ideia porque as pessoas não querem ouvir. Afinal, o pior cego é aquele que não quer ver.

Este curso visa trabalhar sobre este lado negro, a partir de dois pressupostos diferentes:

  • o mais otimista, explicando o que é necessário estudar antes de avançarmos com o negócio, de forma a tentarmos antecipar as dificuldades e fazer com que a ideia possa nascer e resulte;
  • o mais pessimista, explicando as consequências da ideia e a forma como nos podemos precaver delas.

 

Sobre o Formador

Rui Esteves

Sendo administrador de uma empresa que ficou insolvente, e tendo já elaborado e negociado mais de duas dezenas de planos de recuperação e de insolvência, adquiriu um vasto conhecimento ao nível das questões práticas e responsabilidades inerentes ao exercício de um órgão social.

É licenciado em gestão de empresas no ramo de finanças empresariais.

Programa

Conteúdo Programático:

- Quando se deve pensar em abrir uma sociedade

- O que é uma empresa

- O que é o capital social

- Quem são os donos da empresa

- Quem são os gerentes

- O que significa ser gerente, administrador ou outro tipo de órgão social que exerça a gestão efetiva de uma sociedade

- Qual a diferença entre dono e gerente

- Qual a responsabilidade do gerente

- O que é responsabilidade solidária

- Quando existe crime de abuso de confiança fiscal

- Tipo de pena

- Precauções a ter antes de se assumir a gerência de uma sociedade

- O que é um PER

- O que é uma insolvência

- O que é a gestão danosa

- Classificação de dívidas em caso de insolvência

- Riscos em que incorre um gerente

- Financiamentos bancários

- O que é o aval e como funciona quando há incumprimento