25.11.2020

Temos novo parceiro: vem conhecer a 100etiqueta!

A 100etiqueta é uma plataforma de economia circular para pais e bebés, criada por 3 amigas e que se encontra em fase de arranque. Quando nos convidaram para seremos “parceiros do bem” e mudar o mundo com elas 🌍 , não hesitámos e dissemos sim! 😃 Fica a conhecer melhor a Janete, a Daniela e a Diana e que propósitos engloba a marca 100 etiqueta!

 

Qual o objetivo da 100etiqueta?

A 100etiqueta é a primeira plataforma de subscrição para pais e bebés em Portugal, que tem como base a economia circular. A ideia é muito simples. Na generalidade, a oferta de roupa de que os bebés dispõem é muito superior àquela de que necessitam: crescem num piscar de olhos e não há arrumação que aguente toda a logística neonatal. A 100etiqueta desafia os pais a terem apenas as roupas de que necessitam, no momento em que necessitam. Serão disponibilizados kits que os pais podem usar nas idades adequadas, devolver quando já não servirem, recebendo um novo tamanho adequado. É o verdadeiro significado de economia circular e de aproveitamento de roupa, num período da vida dos bebés em que a maioria das compras é feita por impulso.

 

O objetivo é garantir que reduzimos a pegada ambiental enquanto cuidamos e acarinhamos as nossas famílias – pretendemos que os pais possam ter mais tempo para aproveitar em família com o serviço que lhes prestamos, mas que também comecem a educar na sustentabilidade desde o mês zero.

 

100etiqueta-screenshot

 

O projeto nasceu a três mãos. Quais as motivações de cada uma para arrancar com esta iniciativa?

Este projeto nasce da experiência da Daniela, da Diana e da Janete: três amigas, três percursos diferentes, três experiências distintas – medicina, psicologia e educação social – e um desejo comum: criar uma plataforma sustentável, transparente e com impacto na comunidade através da criação de serviços que trabalhem por uma sociedade mais consciente.

 

Numa perspetiva mais individual, a Daniela foi a mãe há pouco mais de um ano atrás e percebeu em primeira mão o que custava a nível financeiro e ambiental vestir o seu filho. As roupas deixam de servir muito rápido e fazem com que o consumo aumente em comparação com outras alturas da vida. A Diana, com algum foco em ser mais sustentável na sua vida pessoal e, profissional, na procura de um projeto que a pudesse ajudar a pôr as mãos na massa nesse sentido. Por fim, a Janete, que é a cola de toda a ideia. Uma pessoa que tenta transformar o seu dia a dia no mais sustentável que lhe é possível, que de há uns anos para cá dedicou a sua vida profissional a desenvolver projetos e negócios que façam sentido para si e para o mundo mais verde que gostaria de deixar às gerações futuras.

 

Na vossa opinião, que respostas pode trazer a economia circular aos desafios da atualidade?

A economia circular é uma grande solução para os desafios que enfrentamos atualmente, relacionados com um consumo humano que foi habituado a ser satisfeito no imediato e com qualidade, em sistemas de fabricação industrial e distribuição de matérias primas que durante anos não tiveram noção ou cuidado do que faziam à sociedade. Atualmente não é apenas uma questão que poderia vir a ser implementada – uma maior circularidade de consumo nos produtos – como se tornou uma uma meta do roteiro de neutralidade carbónica 2050 – ter uma europa com uma maior taxa de economia circular nos seus processos de consumo.

 

Podemos, com o surgimento de mais negócios com esta filosofia, reduzir o consumo têxtil drasticamente, consequentemente poderíamos utilizar menos água para a produção dessa matéria, bem como diminuir a emissão CO2 – e estamos a falar apenas de uma indústria. Se utilizarmos produtos que já cá estão resolvemos problemas que o excesso de população tem vindo a trazer, nomeadamente a quantidade de lixo que produzimos e que, enquanto espécie, já não sabemos onde colocar.

 

Qual é a visão da vossa marca? E o que a distingue de outros projetos?

Acreditamos na mudança, na humanização das empresas, na transparência, na comunidade e na criação de produtos e serviços que trabalhem por uma sociedade mais consciente (sem perder a personalidade!). Este é a nossa visão. Distingue-nos de projetos de venda de roupa em primeira mão, de corporativas menos focadas em ser mais conscientes para com o ambiente e as pessoas. E aí, gostaríamos de vir a fazer toda a diferença que nos for possível para cumprir a nossa visão em todos os processos que temos e viremos a ter, com todos os fornecedores, parceiros e colaboradores da 100etiqueta.

 

Ainda assim, não queremos ter uma visão que nos distinga de tantos outros projetos – alguns dos quais já fizemos parceria e que sentimos que, juntos, somos todos uma marca mais forte. A união entre negócios do Bem, é muito importante para que o nosso próprio negócio corra bem.

 

 

E nesse sentido, qual a importância de parceiros como o Cowork Torres Vedras?

O Cowork de Torres Vedras é um parceiro do bem! É um local com o qual nos identificamos, onde vemos a nossa Visão refletida e que por isso nos faz sentido que nos ajude nesta caminhada. Para além disso os espaços de cowork têm por base a partilha de um espaço, de trabalho e, por isso, tal como nós, acreditam na economia partilhada – para além de que, ao apoiar o trabalho remoto, ajudam na diminuição do trânsito nas cidades.

 

Estes parceiros reduzem a pegada ambiental de dezenas de recolhas de roupa que teríamos de fazer, reduzindo-as para apenas uma pegada de cada vez. Permitem-nos divulgar à comunidade que estamos a construir outros locais com os quais se podem identificar enquanto consumidores e ajuda-nos (e muito!) na divulgação do que nós fazemos. São um pilar do nosso negócio e por isso, um grande obrigada!

 

____

 

Esta é uma excelente forma de colocar em prática o conceito de economia circular ♻, não te parece? Agora que já conheces melhor a 100etiqueta, podes envolver-te nesta inicitiva mobilizando a roupa de bebé e grávida que tens parada em casa! Aqui estão as regras para participares: 👇

 

1. Procurar roupa perdida nas gavetas que já não sirva (recém nascido até 24 meses)
2. Colocar sempre o nome e email dentro do saco ou caixa (que devem ser posteriormente fechados) de forma a que a equipa da 100etiqueta possa identificar-te para atribuição de voucher
3. Contactar previamente o Cowork Torres Vedras para a entrega (passo importante para evitares desencontros)
4. Sorrir e continuar o bom trabalho!

 

Fácil, não é? 😬

 

Podes consultar todos os parceiros do Cowork Torres Vedras neste link. Gostavas de ser parceiro? Envia-nos proposta para o email 📩 ola@coworktorresvedras.pt

Partilha este artigo

Mais para ti